Este velho ditado é bastante familiar para a maioria de nós, e não é novidade que nossa saúde é afetada pelo que comemos e bebemos. Mas você já parou para pensar que o mesmo acontece com os relacionamentos que estabelecemos?
Assim como a comida afeta nossa saúde física, as pessoas com quem nos relacionamos impactam diretamente na nossa evolução e nos resultados que obtemos. Desta forma, assim como devemos buscar alimentos mais nutritivos e saudáveis para melhorar a saúde física, é razoável pensar que para ampliar qualquer capacidade devemos buscar nos relacionar com pessoas melhores que a gente. Cabe ressaltar que por “melhores” vamos nos ater a ideia de “mais competentes” em determinado assunto, e não “melhores” em um sentido mais amplo, de juízo de valor pessoal ou moral.
Ao nos relacionarmos com pessoas melhores, mais competentes e mais habilidosas, criamos um contexto de crescimento e de aprendizado contínuo. Em outras palavras, estaremos consumindo bons alimentos para o incremento de capacidades. Quanto mais você convive com pessoas melhores que você, mais você cresce.
Essa ideia se aplica a toda e qualquer atividade ou habilidade, como você deve pressupor. Mas no campo da liderança o tema assume um grau de importância ainda maior, ao mesmo tempo que se torna bastante difícil de ser posto em prática. É necessário conviver com líderes melhores que você, no intuito de aprender com suas experiências, erros e sucessos. Ao mesmo tempo, deve-se buscar liderados com melhores competências e habilidades que você, pois só assim sua equipe obterá os resultados esperados. Creio ficar claro que é condição sine qua non para liderar de forma efetiva um elevado grau de humildade e disposição para aprender, e esta pode não ser uma tarefa fácil. Afinal, perceba que um bom líder busca ativamente ser “o piorzinho” em todos os contextos que convive.
Por mais contraintuitivo que possa parecer, garanto que não o é. Afinal, somos seres sociais. Em todas as relações que estabelecemos, tanto influenciamos quanto somos influenciados. E se resumirmos liderança pela capacidade influência, é apenas consumindo dos melhores relacionamentos que essa capacidade se solidificará. E isso não beneficiará apenas você, mas também irá impactar positivamente as pessoas a sua volta. Em outras palavras: quer desenvolver sua liderança? Esteja sempre cercado de pessoas melhores que você.