O processo de desenvolvimento de um líder

A liderança não será desenvolvida em um evento isolado, mas sim um grande processo de mudança. Visto que o termo Desenvolvimento compreende o estabelecimento ou incremento de um conjunto de competências necessárias para realizar algo, não poderia ser diferente que o desenvolvimento de um líder enseje aprimorar competências necessárias ao exercício pleno da liderança. Mas antes de continuarmos, cabe ressaltar: o objetivo deste artigo (e dos próximos) não é definir quais são as características necessárias para se tornar um bom líder. Buscamos, no entanto, elucidar alguns aspectos importantes no desenvolvimento dessas habilidades, quaisquer sejam elas. Em outras palavras, auxiliar a traçar estratégias para incrementar o seu desenvolvimento enquanto líder.

Como mencionado na publicação de 15 de março, a busca por conhecimento é fundamental. Parece óbvio, mas jamais será possível desenvolver algo que nem sequer sabemos do que se trata. No mesmo artigo mencionamos, também, a importância de associar ao conhecimento a experiência prática, no intuito de sedimentar as habilidades necessárias.

O binômio de Conhecimento e Experiência são a base, mas não é só isso. Precisamos incluir nesta lista Competitividade, Coerência e Conexão. O campo da Competitividade envolve a busca ativa por um novo patamar de qualidade e capacidades, não ficando apenas no bom, mas sim adotando uma postura de melhoria contínua. Já a Coerência está relacionada a ligação entre quem eu sou e o que eu faço, ou seja, viver a liderança no dia-a-dia e não apenas quando está à frente de algo ou alguém. E por Conexão referimos à necessidade de ter em seu círculo íntimo pessoas admiráveis e com as qualidades desejadas de liderança. E por que é um processo? Bem. Acho que fica claro que não será da noite para o dia que estes cinco elementos serão implementados e incorporados à vida do sujeito. São necessários esforço, dedicação e, principalmente, disciplina. Mas um evento ou situação não podem impulsionar o desenvolvimento de um líder? Certamente sim. Um acontecimento isolado pode muito bem ser um ótimo propulsor e fonte de motivação, já que nos desafia e encoraja a tomar decisões importantes e difíceis. Porém é na manutenção de um esforço contínuo e longitudinal que vamos encontrar o verdadeiro desenvolvimento, aquele que consolida e dá forma a uma real e significativa mudança na sua capacidade de liderança.

Posted in Gestão and tagged , , .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *