O maior desafio da liderança (parte 3 – final)

Qual o maior desafio da liderança? Desenvolver novos líderes.

Este foi o tema central desta sequência de artigos, que encerra abordando o último componente do tripé líder-empresa-colaborador. Tanto Líder quanto Empresa fora alvo de artigos anteriores e hoje, por fim, chegamos à pessoa a ser desenvolvida.

Neste caso, por que desenvolver novos líderes é um desafio tão grande? Em parte, a resposta é simples: porque nem todo mundo está disposto a assumir um cargo de liderança. Porém, esta proposição é repleta de nuances muito mais complexas do que a simples reposta.

Logo de início é possível perceber que cargos de liderança ensejam uma certa carga de responsabilidade e pressão razoavelmente maiores que os cargos operacionais, e isso, por si só, é já suficiente para intimidar alguns potenciais líderes. Não obstante, lidar com conflitos interpessoais e tomar decisões difíceis são aspectos frequentes no exercício da liderança, e em geral as pessoas prefere evita-las em função do desconforto associado a essas situações desafiadoras.

Frente a estes (e outros) medos e peculiaridades sobre o exercício da liderança, alguns indivíduos sentem que não possuem as habilidades essenciais, os conhecimentos necessários e/ou a experiência adequada para liderar. Por isso a autoconfiança desempenha um papel crucial na disposição para liderar, e a falta dela pode impedir as pessoas de buscarem tais cargos. Mas não é apenas isso, já que por vezes vemos alguns estigmas fazendo pessoas optem por não assumir cargos de liderança, como a falta de reconhecimento por parte da equipe ou da organização, e a ideia de que o líder é sempre mal visto por todos (afinal, todo mundo sabe que os nossos chefes pensam exclusivamente em si e nos seus resultados, e seu objetivo único é explorar o colaborador, não é mesmo?!).

Certamente você deve ter percebido que todos esses receios acabam recaindo num dos medos mais profundos do ser humano: o medo do fracasso. E este medo tem a incrível capacidade de paralisar qualquer vontade, inclusive a de liderar.

Mas então, quem seria o responsável por compreender e contornar todos estes aspectos relativos aos desafios de desenvolver novos líderes? Sim, meu caro líder, você. Afinal, o maior e mais positivo impacto que um líder eficaz pode causar está intimamente ligado à disseminação da disciplina da liderança, associado a um profundo compromisso com o futuro e com as pessoas. Por isso este é, na minha opinião, não só o maior desafio, mas também o maior legado que um líder pode deixar: multiplicar o poder transformador da liderança. Por isso, afirmo: quer saber como anda a sua liderança? Observe quantos novos líderes você desenvolveu.

Posted in Gestão and tagged , , .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *