O maior desafio da liderança (parte 1)

O que você responderia, se lhe fosse perguntado: qual é o maior desafio da liderança? Sem muito pensar, qual seria a sua resposta? Esta indagação costuma ecoar nas salas de treinamento e nas capacitações sobre liderança, e uma infinidade de respostas são ouvidas. Não é à toa, já que o exercício da liderança não é tarefa fácil tampouco simples, e inúmeros são os desafios enfrentados nessa jornada. Mudanças globais, incerteza no cenário político e econômico, lidar com as novas gerações, com os novos padrões de consumo, enfim, a lista é enorme.

Mas o que todos esses desafios têm em comum? Eles são situacionais e circunscritos no tempo. O mundo sempre esteve em processo de transformação, e isso nunca irá mudar. Ao longo da história da humanidade, todos estes desafios sempre estiveram presentes, apenas com uma “roupagem” diferente e condizente com cada época. Neste ponto pode, então, parecer contraditório afirmar que são situacionais e circunscritos no tempo, uma vez que são historicamente constantes. Digo que são situacionais porque a minha atuação direta sobre eles é circunscrita à minha esfera de atuação, seja geográfica ou temporal. Em outras palavras, só é um desafio para mim enquanto eu existir e coabitar com eles.

Cabe ressaltar que o objetivo aqui não é minimizar ou desfazer desses desafios. Eles são, sim, de grande relevância para a liderança. Porém, não vejo como lidar com eles de outra efetiva sem ser espalhando a disciplina da liderança associada a um profundo compromisso com o futuro. Ora, se todos os outros citados estão, estiveram e estarão presentes, não importa a época ou o local, o maior desafio da liderança concerne à necessidade de desenvolver quem serão os futuros líderes a enfrentarem os desafios à sua época e em suas localidades. É por isso que, ao ser indagado sobre a questão central deste artigo – qual é o maior desafio da liderança – respondo sem pestanejar “desenvolver novos líderes”.

Essa resposta é aplicável, também, a outras questões sobre liderança. Qual a maior missão de um líder? Qual deve ser o legado da minha liderança? Como medir a eficácia de um líder? Qual é o tamanho da minha liderança? Dentre outras tantas que costumo ouvir. Podem haver respostas intermediárias, mais pontuais e específicas para cada uma delas, mas sempre faço questão de frisar que, em última instância, a resposta finalística e comum a todas inevitavelmente recai sobre o desenvolvimento de novas lideranças.

Mas e por que essa missão de desenvolver novos líderes é tão difícil e raramente atingida? Esse será o tema dos próximos artigos. Até lá!

Posted in Gestão and tagged , , .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *