O líder especialista (parte 1)

Recentemente, durante uma consultoria, me deparei com uma frase que fazia tempos que não ouvia. Algo do tipo “o líder é quem mais deve dominar todas as funções da empresa”. Essa concepção sugere que o líder deve ser um especialista em todas as áreas relevantes para sua equipe ou organização, sendo detentor de profundo conhecimento e habilidades em cada aspecto do negócio ou da tarefa em questão para ser eficaz. Embora essa abordagem possa parecer bastante intuitiva, na prática pode ser prejudicial tanto para o líder quanto para a equipe.

Mas não entenda mal: não estou dizendo que conhecimento técnico não seja importante. De fato, o conhecimento técnico favorece e legitima a autoridade da liderança. Mas isso vai depender, e muito, de qual nível estamos considerando.

Quanto menor for o nível, seja em tamanho da organização (com menos pessoas e estrutura funcional mais enxuta) ou em posição hierárquica da liderança, melhor mesmo é que o líder saiba muito bem como desempenhar a contento cada uma das funções a ele subordinadas. Porém, à medida que este nível sobe, também cresce a estrutura funcional e mais complexas e imbricadas as atividades se tornam. E nesse ponto surge uma das maiores armadilhas da liderança: a centralização. Um líder especialista, mesmo que sem perceber, se torna um excelente centralizador, pois tem em mãos a base para tal: a percepção de que “ninguém faz isso tão bem quanto eu”. Esta proposição acaba por “podar” o desenvolvimento das pessoas e de novos líderes. Sendo o líder o especialista, maior é a probabilidade de que todas as decisões e soluções passem por ele. Afinal, quem melhor para resolver um problema do que o maior especialista no assunto?

Há um ponto em que se torna inviável (e pouco provável) que o líder realmente domine a fundo todos os assuntos e funções. E se assim ele ainda se julgar, é questão de tempo para perder o poder de influência que outrora a capacidade técnica o havia auferido, se tornando no máximo um “chefe”. Você há de convir que não é fácil lidar com um chefe que acha que sabe tudo. Facilmente você o verá como apenas uma pessoa arrogante, certo?

A isso tudo exposto até aqui damos o nome de “o mito do líder especialista”. De todos os mitos sobre a liderança, esse é um dos que mais me chama atenção. Primeiro pois é uma ideia bastante difundida em todos os níveis de uma organização. E segundo porque, em uma primeira olhada e sem uma reflexão mais profunda, ele parece absurdamente real e verdadeiro.

Mas então, qual é a solução? Trataremos dela no próximo artigo desta série. Até lá!

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