A liderança é uma das habilidades mais importantes em qualquer empreendimento humano. E por empreendimento não considere apenas o mundo dos negócios. Uma equipe desportiva, um grupo religioso, uma associação comunitária, um grupo de amigos que se organiza para acampar e pescar, e porque não, também, uma empresa.
Mas o que todos esses empreendimentos humanos têm em comum? Em essência, um agrupamento de pessoas que se unem no sentido de atingir determinado objetivo. Ou seja, o binômio Pessoas e Resultados. De fato, sem pessoas não haverá resultado, e num sentido inverso, a falta de resultados leva à deserção das pessoas do grupo. É uma relação complexa e imbricada, onde um interfere no outro mutuamente.
Ao notar que pessoas geram resultados, e que tais resultados mantêm pessoas, é plausível considerar que pessoas mais capazes geram ainda mais resultados e, por conseguinte, resultados mais consistentes atraem e mantém pessoas ainda mais capazes. Ou seja, entramos em um loop virtuoso de crescimento. Sei que pode parecer óbvio, mas frequentemente vemos isso negligenciado no dia-a-dia da liderança. É comum observarmos líderes focando excessivamente em atingir os resultados e metas, e esquecendo de dirigir sua atenção às pessoas que geram tais resultados. É como se esquecessem que não existe liderança sem pessoas. Afinal, um líder sozinho pode ser qualquer coisa, menos um líder.
Por isso, em uma análise pormenorizada, considero a liderança como uma forma de relacionamento humano. E como em qualquer relacionamento humano minimamente saudável, deve haver uma preocupação e compromisso com bem-estar e o crescimento do outro. Envolve estabelecer conexões autênticas, ouvir atentamente, demonstrar empatia, compreender as forças e debilidades do outro, entender suas necessidades e expectativas, e desejar ativamente seu crescimento e evolução.
Desta forma, o líder não pode ser apenas um gestor de tarefas ou um detentor de autoridade, mas sim um facilitador para a evolução de seus liderados. Não se trata apenas de alcançar resultados, mas de cuidar das pessoas que tornam esses resultados possíveis. É uma relação mútua, na qual as pessoas dependem do sucesso da organização e, inversamente, a organização depende do sucesso das pessoas. Em última análise, a performance de um líder está intrinsecamente ligada ao sucesso e ao bem-estar das pessoas que lidera. Um líder eficaz ama pessoas, e deseja o seu crescimento e desenvolvimento. Em outras palavras, se você quer atingir seu máximo desempenho na liderança, coloque as pessoas em primeiro lugar.