No artigo anterior, mencionei que aquela dúvida (uma pessoa nasce líder, ou se torna líder?) é a segunda que mais ouvimos sobre liderança. E não há de se estranhar que diversos foram os questionamentos acerca da primeira: mas afinal, o que é liderança?
Quando me pedem para explicar algo que julgo relativamente complexo, tenho por hábito usar exemplos do dia-a-dia para tornar a ideia mais palpável. Neste caso, costumo comparar liderança à beleza – é algo fácil de se perceber, mas bastante difícil de descrever. Você já deve ter notado que quando vemos algo de extrema beleza, é quase que instantânea a reação de admiração e contemplação. É como se nossos olhos fossem atraídos por aquilo, e temos certa dificuldade de desviar o olhar. Ou seja, bastou “bater o olho” para perceber. Porém, por mais detalhes que você possa dar a alguém sobre o que confere àquilo tamanha beleza, ainda assim não irá contemplar a totalidade do que você percebe como “belo”. E ainda, por mais que essa pessoa pegue a mais completa descrição de beleza que você a deu, e te apresente algo que possua todas estas características, é grande a possibilidade de não “bater”.
Isso, pois, o belo é algo subjetivo e multifacetado, podendo significar coisas diferentes para pessoas distintas. Da mesma maneira, a liderança pode ser interpretada de várias maneiras, dependendo do contexto e dos indivíduos envolvidos. E não é só isso. Assim como beleza não é atributo conferido apenas a pessoas e nem à sua aparência, liderança não é assunto exclusivo do mundo corporativo e nem de cargos de gerência.
Beleza, de forma bastante simples e abrangente, pode ser definida como um conjunto de características que são harmoniosas e agradáveis aos olhos, e que despertam sentimentos positivos de admiração ou prazer em quem a vê. Igualmente, podemos definir liderança como um conjunto de características que conferem a alguém ou alguma coisa um certo magnetismo invisível, que inspira e faz com que determinadas pessoas a queiram seguir. Então possível dizer que líder é alguém com empatia? Sim. É quem que possui firmeza de caráter e uma personalidade atraente? Também. Para liderar, é preciso excelência no gerenciamento de si e das outras pessoas? Com certeza. Ter foco, coragem e discernimento? Absolutamente. Contudo, isso são algumas das características ou habilidades de quem é líder. Mas afinal, o que é liderança? Resumindo algo tão complexo: liderança é poder e influência. Poder legítimo – não por imposição – e influência positiva – direcionada a um objetivo comum.